segunda-feira, 2 de abril de 2012

a serviço social nas escolas !!
Podemos sinalizar como se têm concretizado a inserção do Assistente Social junto à realidade escolar pública e filantrópica do Brasil.




  • Escolas Públicas - Muitos municipios brasileiros estão implantando o Serviço Social junto às Secretarias de Educação. Alguns já possuem Assistentes Sociais in loco, ou seja, atuando nas escolas, por meio de Leis Munipais ou Estaduais. Ainda, cita-se a existência de inumeros Projetos de Lei, nas três esferas (Municipal, Estadual e Federal), que preveem a inserção do Assistente Social nas escolas públicas do país.


  • Escolas Filantrópicas - Existe um crescente movimento pelas entidades filantrópicas na contratação do Assistente Social, em virtude ao atendimento às exigências legais da nova Lei de Certificação das Entidades - Lei nº. 12.101/09 e de indicações junto a auditores fiscais. Nesse contexto, o Assistente Social atua junto a avaliação socioeconômica para concessão de bolsas de estudos e operacionaliza programas de assistência educacional ao aluno bolsita, em consonância aos dispositivos legais. Vale ressaltar, que na entidade filantrópica, entende-se que o Assistente Social é o profissional habilitado para auferir o público atendido pela instituição, junto aos orgãos federais fiscalizadores. trabalhamos con amor janete.

Um comentário: